Check-up de fim de ano: já agendou o seu?

Que tal começar 2022 com o pé direito? Para isso, estar com a saúde em dia é fundamental para encarar os desafios do ano novo, com 100% de energia!

A correria do dia a dia pode acabar por fazer com que a saúde fique em segundo plano e o fim do ano é um ótimo momento para realizar um balanço, agendar seus exames preventivos e correr atrás para deixar o check-up em dia e curtir as festas sem surpresas.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em média, 70% das mortes por doenças consideradas crônicas, como a diabetes e a hipertensão, poderiam ser evitadas se os pacientes tivessem realizado, periodicamente, exames preventivos.

Sabemos que, em muitos casos, as doenças são silenciosas e não apresentam sintomas. Com isso, muitas pessoas acreditam que, por não sentirem nada de diferente, estão totalmente saudáveis, mas em boa parte dos casos, a realidade é o oposto.

São em check-ups, realizados ao menos uma vez ao ano, que os médicos conseguem avaliar o funcionamento do organismo, identificando possíveis alterações no sangue, por exemplo, que podem sinalizar que algo não está bem e, a partir dessa suspeita, iniciar uma investigação mais profunda nos verdadeiros motivos da alteração.

A partir dessas investigações é possível identificar se há ou não uma enfermidade no organismo do paciente, possibilitando assim que, em caso de constatação de uma doença, se inicie rapidamente o tratamento.

É fato que, quanto mais cedo se inicia o tratamento, maior é a chance de cura ou de controle da doença.

Mas quem deve fazer o check-up?

Os exames de rotina devem ser feitos por pessoas de todas as idades e sexos, como meio de se prevenir e cuidar da saúde. Existem check-ups direcionados para cada faixa etária, de acordo com as doenças mais comuns ou para homens e mulheres, também de acordo com a fase de vida de cada um.

Normalmente, a lista dos exames a serem realizados é feita a partir de um pedido do médico, que indica quais são os mais recomendados para a realidade daquele paciente, levando em conta diversos fatores que vão além da idade, mas que abrangem a rotina de vida, os antecedentes de saúde pessoais e da família, além de outros fatores de relevância, na visão do especialista.

O exames preventivos são como um GPS da saúde, indicando o caminho para entender se tudo está bem ou se o paciente tem algum sinal de alerta do organismo.

Quais são os exames mais comuns?

Dentre os exames mais comuns podem estar o hemograma, de glicose, de urina, de fezes, de imagem, de esforço físico entre outros, que farão um levantamento de como anda a saúde do paciente.

Conheça alguns dos exames preventivos mais comuns, mas que são muito importantes na prevenção e controle de doenças:

  • Hemograma

Talvez o mais pedido e também um dos exames mais básicos de um check-up médico, o Hemograma é um mapa completo do funcionamento do organismo, feito por meio da coleta de uma mostra de sangue do paciente. Esse exame também é indicado para monitorar o andamento de um tratamento realizado no paciente, verificando os índices verificados nos componentes do sangue.

Com esse exame é possível verificar os níveis de glicemia, colesterol, triglicérides e outras alterações no organismo, além de avaliar as funções de alguns órgãos, como o fígado, por exemplo, e apontar doenças como a infecção urinária, diabetes e anemia.

Para realizar o Hemograma, o paciente deve se informar junto ao laboratório sobre os procedimentos de preparação e comparecer presencialmente para a coleta do sangue.

  • Exames de fezes e urina

Outros dois exames muito comuns nos pedidos de check-up, são os de fezes e de urina, que podem indicar, não só problemas de saúde, mas também como anda o funcionamento do organismo do paciente. Para os dois exames a amostra a ser analisada é colhida pelo próprio paciente, seguindo as orientações do laboratório e utilizando recipientes adequados e esterilizados.

O exame de urina pode indicar problemas nos rins ou no trato urinário, além de outros males sistêmicos, como alguns tipos de anemia e especialmente o diabetes. Já o de fezes, pode auxiliar o médico em diagnósticos relacionados ao estômago, por exemplo ou, até mesmo, a identificação de cânceres ou outras doenças no intestino.

  • Eletrocardiograma e Ecocardiograma

Indicados para analisar como anda a saúde do coração do paciente, ambos são, normalmente, solicitados pelos médicos para pessoas com mais de 40 anos ou em casos específicos. São usados para acompanhar a saúde do paciente e investigar possíveis doenças congênitas ou do pericárdio, insuficiência cardíaca, arritmias e taquicardias.

O Eletrocardiograma, basicamente, mede e avalia a atividade elétrica do coração, indicando a existência ou não de problemas cardíacos. Já o Ecocardiograma é uma ultrassonografia do coração que oferece ao médico imagens que avaliam o tipo de fluxo sanguíneo dentro das câmaras cardíacas.

  • Teste Ergométrico

Esse teste é utilizado para avaliar o completo funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira, com alguns eletrodos. A partir desse exame é possível apontar o risco de infarto, diagnosticar doença arterial coronariana, entre outros problemas no coração.

Ao longo do exame o operador observa os sintomas do paciente, o comportamento da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço.

Mas é claro que, os exames preventivos devem ser acompanhados de outros cuidados com a saúde, como uma vida mais equilibrada, com alimentação saudável e pratica regular de exercícios.

 

E ai, já agendou seus exames?

Então, não perca mais tempo!

Aproveite os últimos dias de 2021 e faça um check-up para fechar o ano com chave de ouro!

Ainda dá tempo de correr atrás e aproveitar o fim de ano com mais tranquilidade.

Agende já sua consulta de rotina e previna-se!

Mais artigos